De que adianta, por exemplo, contar com uma excelente mira na sua Airsoft se você não consegue atingir o seu alvo?
Principalmente para jogos em maiores distâncias, o alcance da munição da Airsoft é um fator que impacta diretamente o resultado. Nesse sentido, o hop-up é um mecanismo que ajuda justamente a modificar esse nível de alcance. Veja a seguir como ele funciona e como usá-lo corretamente!

O que é o Hop-up?

O Hop-up é um mecanismo que tem como objetivo aumentar o alcance do disparo da Airsoft. Vale dizer que a imensa maioria das armas já vem com o Hop-up instalado. Esse mecanismo é composto pelos seguintes elementos: a câmara, a borracha do Hop-up (que é o que entra em contato com a bolinha, a fim de lhe aplicar efeito de rotação) e o nub (a pecinha que pressiona a borracha para baixo, conforme se ajusta à câmara).

Câmara Hopup

Câmara Hopup

A ideia do Hop-up é que a munição ganhe a “força” necessária para alcançar maior distância.

Como funciona?

Basicamente o Hop-up funciona graças à aplicação de pressão, levando ao efeito Magno. Em termos simples, o efeito Magno usa princípios aerodinâmicos para dizer que a rotação de um objeto pode alterar a sua trajetória.

No caso da munição da Airsoft, quando ela passa pela câmara do Hop-up, sofre uma pressão que leva ao backspin, ou seja, a uma pequena rotação. Quando a munição gira, o ar ao seu redor também se movimenta.

 

Funcionamento Hop UP

Funcionamento Hop UP

 

 

No momento em que a munição sai da arma, a porção superior do ar fica mais rápida e a inferior, mais lenta. Com isso a pressão acima da bolinha diminui e a parte de baixo acaba exercendo uma pressão positiva. Essa pressão compensa a força gravitacional que é momentaneamente equilibrada, evitando a queda da munição. É mais ou menos principio de funcionamento dos aviões.

Se ela não cai e ela tem a força motriz suficiente, então a munição percorre uma distância maior, que é justamente o objetivo do Hop-up.

Como regular?

O funcionamento do Hop-up depende, necessariamente, de uma regulagem nos níveis de pressão. O nível ótimo varia para cada Airsoft, já que cada modelo é diferente e também há distintas possibilidades de upgrades.

Para regular esse mecanismo, deve-se começar no zero. Depois de disparar alguns tiros, ajusta-se a pressão para cima. Se a munição seguir uma trajetória curva descendente, então significa que ainda não foi aplicada pressão o bastante.

 

rifle-airsoft-aeg-da-aps-m4-cqb-full-metal-blowback-d1b

Por outro lado, quando ela assume uma trajetória ascendente é sinal de que existe pressão demais sendo aplicada. Em ambos os casos, o alcance é prejudicado já que a energia cinética é gasta nas curvas da trajetória.

Você terá aplicado a quantidade de pressão ideal quando a trajetória percorrida pela munição for a mais reta possível, maximizando o alcance.

Como cuidar?

Dentre os cuidados necessários está, inicialmente, o de ajustar o Hop-up que seja mais adequado para a sua Airsoft, para a munição e a distância almejada.

Além disso, também é preciso fazer uma limpeza constante no mecanismo cano + hopup. Ela pode ser feita a cada mês ou após cada partida. Ao colocar lubrificante nesse mecanismo é preciso realizar alguns disparos para remover o excesso da substância.

A regulagem também é importante — com os frequentes disparos o Hop-up pode reduzi-la. Assim, eventualmente coloque esse mecanismo no zero e ajuste novamente a sua precisão. Outro ponto a alertar é que se deve sempre usar bolinhas de qualidade, sem nunca reutilizar a munição já usada, pois isso pode danificar a borracha interna do Hop-up, tornando a rotação irregular — e perdendo alcance e precisão.

Você também poderá fazer um upgrade no sistema de Hop-up de sua arma. Pode trocar a borracha por uma mais nova e que não esteja desgastada, trocar o nub por um de modelo H, que distribuirá melhor a pressão da borracha sobre a bb ou troca a câmara por uma de melhor vedação.

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Aproveite para comentar!

Fonte: qgairsoft

Deixe um comentário

Mínimo 4 caracteres