O Tiro Esportivo se desenvolveu muito com o passar dos anos, e com ele, os acessórios para as armas. Dois dos acessórios que mais se destacam são a luneta e o red dot.

Mas qual deles é melhor, qual deles usar, e por quê?

As lunetas tem o apelo dos filmes de ‘snipers’. Sendo assim, é o acessório que mais atrai os atiradores, principalmente os iniciantes. No entanto, muitos optam pelas lunetas sem saber se elas são as mais adequadas ao uso. E principalmente sem conhecer os detalhes que envolvem a sua utilização.  O red dot é menos conhecido dos airgunners, apesar de ser muito útil em modalidades de tiro com armas de fogo.

Então, quando optar pela luneta ou pelo red dot, e por quê?

Bom, a luneta exige maior controle da arma, portanto, exige mais técnica do atirador, e ao contrário do que muitos pensam, atirar com luneta é mais difícil do que atirar com miras abertas.

Mas, para o tiro com arma de pressão, a luneta permite ‘melhor verificação’ do alvo a longo alcance (além de 30 metros) e se destina aos tiros apoiados, principalmente em ambientes e dias de maior claridade. Nos alcances em torno de 50 metros, a luneta se torna item indispensável, se o objetivo for acertar alvos pequenos.

Contudo, lunetas não são os aparelhos de pontaria mais indicados para uso na mata ou em ambientes de pouca claridade.

Para esses ambientes e condições existem os red dots.

O red dot é o tipo de mira mais fácil de utilizar. Existem modelos que ampliam a imagem, mas a maioria mais comum não permite ampliação.

O uso do red dot é melhor entre os atiradores que atiram mais a alcances abaixo de 40 metros, embora possa ser utilizado a alcances maiores.

A real vantagem do red dot é para tiros rápidos ou em alvos móveis. É extremamente útil para ambientes de pouca luz e no interior das matas.

Diferente da luneta, o red dot permite tiros sem apoio com facilidade. Porém é aconselhável prestar atenção na intensidade da luminosidade do ponto para não correr o risco de ficar sem bateria.

Na maioria das armas de potência acima de 16 Joules, zerar o red dot para acertar 3 cm acima no alvo a 25 metros permite tiros a alcances em torno de 40 metros sem necessidade de compensação.

Então, veja qual tipo de tiro prática com maior frequência e escolha o aparelho de pontaria mais adequado. E lembre-se: seja luneta ou red dot, procure sempre fazer a visada com os dois olhos abertos.

Se tiver duas armas de comprimentos diferentes, a dica é instalar luneta na mais longa e red dot na mais curta. Sendo assim, se adequa melhor ao uso e também à estética.

Fonte: blog.ventureshop

Deixe um comentário

Mínimo 4 caracteres